Redação
Redação
em 10/06/2023
...

Além das categorias de Turbo e Aspirado da Gaiola Cross, o Jeep Cross também fez sua estreia na nova pista da Festa Nacional do Jeep. 

Segundo o diretor de prova, Claudiomir Reitz (Kiko), a pista, que possui cerca de 490 metros, é mais rápida que as tradicionais e exigindo o talento do piloto e performance do carro. 

“Esse traçado foi desenvolvido para ser mais rápido que os convencionais, as voltas beiram os 20 segundos. Então é bem desafiador para o piloto, já que possui curvas de alta velocidade, onde além de aptidão é preciso ter um motor potente, que traz um espetáculo à parte”, explica Reitz. 

Ele ainda conta que o novo traçado segue a tendência de uma pista mais ágil e curta, que proporciona que cada piloto dê mais voltas na competição. “O antigo circuito era mais longo, este novo segue a tendência que a maioria dos pilotos é adepto. Uma pista mais curta, mas que exige muita agilidade, habilidade e concentração de quem está pilotando. Além disso, por ser mais veloz conseguimos que cada competidor faça mais voltas, tendo oportunidade de melhorar sua performance”, completa. 

Kiko também comenta sobre o comportamento da pista no novo local e as expectativas para as provas de UTV e Jeep Cross. “É a primeira vez que estamos no nosso novo local, mas tudo está dentro das expectativas. Temos algumas novidades na construção da pista, como o material que é específico para não levantar tanta poeira.  Ao final de todos os dias é realizada a manutenção, para que no dia seguinte os pilotos possam ter a oportunidade de melhorar os seus tempos”, frisa Kiko.


Jeep Cross

O vice-campeão das duas últimas edições do Jeep Cross, o mato-grossense Osmar Martignago, veio para esta edição em busca do título. Ele que já foi campeão no seu estado, há três anos vem à Fenajeep em busca de novos desafios. “Eu já corria nos campeonatos que aconteciam no Mato Grosso, ouvi sobre a Fenajeep e vim para superar meus limites. Das três edições que eu participei fiquei em 2º lugar em duas delas. Agora vou em busca do lugar mais alto do pódio, e fazer de tudo para conquistá-lo”, exclama. 


Defesa do título 

A prova de UTV, que fez sua estreia na última edição da Fenajeep, voltou com ainda mais emoção e velocidade este ano. O piloto brusquense, atual campeão da categoria Pro, Eduardo Bianchini (Dudu) também vem para defender o título. Com um carro potente e muita habilidade ele promete dar um show na pista. 

“O novo local é excelente, a Fenajeep está de parabéns. A pista ficou muito boa, com muitas curvas de alta velocidade e bem desafiadora. Ano passado tinham retas mais compridas com curvas mais travadas, este ano temos poucas retas, mas uma pista muito mais veloz. Ela também está exigindo muito mais do piloto e do carro, mas graças a Deus está tudo correndo como o esperado, a equipe nos proporcionou um ótimo carro e temos tudo para defender o título e conquistar o bicampeonato”, pontua Dudu. 

Disputando a mesma categoria, o piloto de Timbó Parlei Fiamoncini, também está em busca do pódio. Ele, que no último ano precisou fazer uma corrida de recuperação e conquistou o 5º lugar, quer melhorar seu desempenho na prova. “Sou piloto de rally, competir na pista é uma experiência totalmente diferente. Claro que sentimos a diferença, mas estou aí para quebrar esse tabu. Ano passado minha equipe teve um ótimo desempenho, meu carro teve um problema no primeiro dia e mesmo assim conseguimos a 5ª colocação. Acredito que vamos fazer uma boa competição, nosso objetivo é ganhar”, explica.  

Ele ainda comenta sobre a nova pista e os desafios que ela proporciona. “O circuito é diferente do ano passado, está maravilhoso, um traçado rápido, que proporciona uma melhora de tempo a cada volta. Antes o traçado era mais travado, agora temos curvas longas e bastante intensidade nos paredões”, finaliza Fiamoncini. 


Finais

As finais do Jeep Cross, Gaiola Cross, UTV e Desafio Fenajeep, bem como as respectivas premiações das categorias acontecem no domingo, 11, a partir das 15h.

Além disso, o público também poderá prestigiar o Salão Off-Road, com diversos expositores, lançamentos de peças, equipamentos e acessórios para veículos 4x4, e também conferir a Exposição de Viaturas Militares e ampla praça de alimentação. 

A 29ª Fenajeep acontece na rua Abraão de Souza e Silva, nº 1777, bairro Bateas, Brusque (SC).


(*Fotos: Amabile Nazário e Victor Lara)

Compartilhar artigo